18 março 2010

Construção de um cortador de Isopor

Partilhar Após muito pesquisar na internet, encontrei uma solução de baixo custo para construção de um cortador de isopor.
Materiais Utilizados.
2 Ripas de madeira de 1cm x 3cm x 35cm
1 Ripa de madeira de 1cm x 3cm x 60cm
2 parafusos com porcas e arruelas para montar o arco do cortador
2 elasticos(desses usados para fixar asas de Aeromodelo)
Fita adesiva silver Tape e fita isolante
Fio de 2,5mm para cabo do cortador
1 ou 2 Tomadas (macho)
1 metro de fio de aço utilizado em cercas elétricas
1 Dimmer de 100 ou 200 watts
1 carcaça de fonte de computador para acondicionar o cortador
1 Transformador entrada 110/220 saída aproximadamente 30 volts, 10 amperes
Obs: O componente mais dificil de se encontrar e talvez o mais caro é o transformador, pois o mesmo deve ser feito por encomenda ou então conseguir algum equivalente em algum equipamento antigo.
No meu caso, eu consegui em um velho amplificador de som  antigo e queimado que consegui em um ferro velho. Logo quando vi o velho amplificador no ferro velho e o seu peso, logo imaginei que possuia um transformador potente para dar conta do amplificador. Logo retirei o trasnformador do amplificador, tomando o cuidado de separar as entradas e saídas, liguei a entrada de energia e com um multimetro e um amperimetro medi a corrente e a tensão do mesmo, e para minha alegria atendeu as minhas necessidades, com 35volts de saída e 8 amperes.
Como não possuía fio de niquel cromo em mãos, resolvi utilizar um pedaço de fio de aço de cerca eletrica que eu possuía! Esse fio pode ser facilmente encontrado em lojas eletricas ou de equipamento de segurança com um preço muito baixo.
O Dimmer eu consegui em um velho ventilador, mas pode ser comprado qualquer dimmer utilizado para controlar a luminosidade de lampadas incandescentes.

Com todo esse material em mãos , eu montei o arco de madeira, usei o fio de aço e o elastico para esticar o fio.
Coloquei o transformador dentro da caixa da fonte de computador, também coloquei o dimmer na carcaça da fonte de PC e liguei na entrada do transformador para controlar a potência e temperatura do cortador.

Como esse transformador também possuia uma saida de 5 volts e 1 ampere, eu coloquei uma pequena lampada incandescente , assim de acordo que vou aumentando a potência com o Dimmer a lâmpada brilha mais. Funciona como se fosse um voltimetro , mas apenas para saber se o mesmo está ligado e se está aumentando a potência quando giro o dimmer.

Abaixo estão as fotos do cortador de isopor montado e algumas asas que corti com sucesso!  

Arco do Cortador de Isopor
 
Fonte do cortador de Isopor em alta e baixa potência, como pode ser observado a partir da diferença de luminosidade da lâmpada
Parte Traseira da fonte do cortador
Asas cortadas com o cortador de Isopor




Ferramentas
Ferro de solda + estanho de solda
Serrote ou arco Serra
Alicate
Chave de fenda e Philips

4 comentários:

CLAUDIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CLAUDIA disse...

OLA TUDO BEM?
OLHA EU TENHO 2 COTADORES DE ISOPOR PEQUENOS.
UM DELES REBENTO O FIO. SERA QUE POSSO USAR AS PEÇAS DESSE CORTADOR QUE ESTA COM O FIO REBENTADO, PARA FAZER UM CORTADOR DESSES GRANDES?

ESPERO RESPOSTA
BJOKSSS
CLAUDIA

Zé Arruda disse...

Claro que sim, vai depender da potência do seu cortador atual! Se a fonte dele for suficiente vai funcionar perfeitamente! Se precisar se alguma dica, entre em contato.
Abraços

Anônimo disse...

vc pode manda um esquema pro meu email de como fazer um cortador de isopor.
eu fiz um mas ele esta esquentando de mais pq será ?me manda pro meu email
elciotche@hotmail.com eu ja tenho uma fonte atx